Programa Cidadania Ativa: Projeto “ Cidadania &Território – Desenvolvimento Local Sustentado”

Fundação Calouste Gulbenkian – Programa Cidadania Ativa: Projeto “ Cidadania &Território – Desenvolvimento Local Sustentado” passa à segunda fase de análise.

A Rota do Guadiana – Associação de Desenvolvimento Integrado, integra uma parceria nacional, que viu aprovada a passagem à segunda fase, do projeto designado “Cidadania & Território – Desenvolvimento Local Sustentado”, no âmbito do programa Cidadania Ativa, financiado por fundos do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEE) destinados às organizações não-governamentais (ONG) - eeagrants. A Fundação Calouste Gulbenkian foi selecionada como a entidade gestora em Portugal destes fundos.

O programa Cidadania Ativa, tem como objetivo primordial, o fortalecimento da sociedade civil portuguesa e o progresso da justiça social, da defesa dos valores democráticos e do desenvolvimento sustentável.

 A candidatura apresentada integra-se no domínio temático A – Participação das ONG na conceção e aplicação de políticas públicas, a nível nacional, regional e local, que visa aumentar o envolvimento das ONG nos processos políticos e de decisão e implementação de políticas públicas junto das autoridades locais, regionais e nacionais. Neste domínio foram apresentadas 31 candidaturas, mas apenas 5 foram selecionadas para serem aprovadas, numa segunda fase de aprofundamento do processo.

 O projeto candidatado integra 4 entidades:

  • Rumo, Cooperativa de Solidariedade Social, BARREIRO – coordenação do projeto,
  • ACERT, Associação Cultural e Recreativa de Tondela, TONDELA,
  • Terras Dentro – Associação de Desenvolvimento Integrado, ALCÁÇOVAS,
  • Rota do Guadiana – Associação de Desenvolvimento Integrado, SERPA,

Terá início a 1 de Janeiro de 2014 e términus a 30 de Setembro de 2015. Na sua implementação prevêem-se envolver os municípios, as ONG’s e as entidades públicas que se disponham a participar e a acompanhar processos experimentais participativos em várias zonas do país.

Última actualização
Quarta, 27 de Setembro de 2017
A informação desta página foi-lhe útil?
Sim Não