PDR 2020      Leader      Alentejo 2020      Portugal 2020      Fundo Social Europeu      Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional      Fundo Europeu Agrícola Desenvolvimento Rural

Reunião Núcleo Operacional Contrato Local de Segurança Serpa

A 12 de fevereiro de 2019, decorreu no Salão Nobre do Município de Serpa, a primeira reunião deste ano do Núcleo Operacional do Contrato Local de Segurança Serpa (CLS), a qual contou com a presença da maioria das entidades parceiras que o integram.

Na sessão, fez-se o balanço de quase três anos de implementação do CLS de Serpa, o qual, é encarado pelas autoridades locais e nacionais como positivo, mas com aspetos de melhoria a introduzir, como sejam a criação de um grupo de trabalho para estudar e propor medidas que disciplinem a utilização de casas devolutas ou vagas para alojar os trabalhadores estrangeiros nas campanhas agrícolas, bem como o lançamento de campanhas de utilização do espaço público (nomeadamente quanto às regras de uso e armazenamento dos lixos).

A sessão permitiu também apresentar os principais resultados alcançados com a implementação do projeto Serpa Interculturalidades, ao longo do ano de 2018 e apresentar as linhas de ação do projeto de continuidade (Interculturalidades II), a decorrer ao longo deste ano.

Assim, durante o ano de 2019, continuaremos a apostar na formação da equipa interna e dos parceiros, no atendimento aos imigrantes (através dos Postos de atendimento de Serpa e Pias), no aprofundamento do diagnóstico e na programação de eventos com a comunidade local e grupos estrangeiros, por forma a fomentar a coesão, o interconhecimento e a celebrar o diálogo e a diversidade cultural.

A aposta no envolvimento dos jovens em idade escolar através da dinamização de um programa de educação para a tolerância e valorização da diferença, faz igualmente parte do plano de ação.

Por fim, estão previstas a abertura de novas turmas de iniciação à língua portuguesa e a edição de materiais de divulgação e promoção do projeto.

Última actualização
Quarta, 15 de Abril de 2020
A informação desta página foi-lhe útil?
Sim Não