Cooperação
1.A Rota do Guadiana-Associação de Desenvolvimento Integrado (RG-ADI) é uma Associação de Desenvolvimento Local, fundada em 1992. Além de outros programas foi gestora dos Programas Leader II, Leader +, PRODER Subprograma 3 e atualmente DLBC. O Portfolium da entidade constitui peça anexa ao presente documento aconselhando-se também a visualização do site www.rotaguadiana.org.
No âmbito de outras iniciativas comunitárias implementou também diversos projetos no quadro das IC NOW, INTEGRA, ADAPT e Equal. Ainda no domínio do desenvolvimento social e da educação e formação de adultos foram implementados projetos com recurso a diversos instrumentos como sejam os Programas PLCP, Integrar, Pessoa, PIPPLEA, POEFDS, PEDIZA I e II, PRODEP III, POPH e POCH. A entidade possuiu ainda um Centro Novas Oportunidades para o Reconhecimento e Certificação de Competências Escolares de nível básico e secundário. Com a finalização destes centros a entidade montou uma parceria subregional especifica destinada à implementação de um Centro e Qualificação e Ensino Profissional. Posteriormente também devido à mudança de regulamentação foi criado o Centro Qualifica.
No âmbito da integração de públicos desfavorecidos a RG-ADI desenvolveu o projeto Interculturalidades visando a inserção de comunidades migrantes, em parceria com o MAI e a CMSerpa. A RG-ADI possui ainda um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) integrado na rede nacional de CLAIM.
2. Em matéria de projetos de cooperação interterritorial ou transnacional até ao momento desenvolvidos, são melhores exemplos, as seguintes iniciativas:
2.1 Cooperação Interterritorial
- Organização da Manifesta Serpa 2003, mediante candidatura apresentada à animar- Rede portuguesa para o desenvolvimento local, em parceria com a Associação Alentejo XXI, Esdime e Terras Dentro.
- No quadro do Projeto levado a efeito pela animar, candidatado ao Programa da Rede Nacional para o Desenvolvimento Rural, denominado Dinâmicas e Politicas para o Desenvolvimento Rural, a RG-ADI viria a ficar responsável pela aplicação do inquérito à totalidade dos membros da rede rural e pela análise do subsetor terciário social.
- No âmbito do Programa Cidadania Ativa, financiado pelo mecanismo EEA Grants, foi implementado o projeto Cidadania e Território visando a criação de uma plataforma interinstitucional de discussão e reflexão do desenvolvimento territorial sustentável. A RG-ADI foi dinamizadora local para as zonas rurais de baixa densidade. As restantes entidades parceiras foram a Cooperativa Rumo, e as Associações Terras Dentro e ACERT.
- No âmbito do concurso para a capacitação institucional lançado pelo Inalentejo a RG-Adi viria a apresentar e posteriormente desenvolver uma proposta denominada Radiografias. Esta visou o aprofundamento das dinâmicas de desenvolvimento setoriais, nos 13 municípios da Nut III do Baixo Alentejo. A iniciativa foi levada a efeito com a colaboração da Esdime, Terras Dentro e Rádio Voz da Planície.
2.2 Cooperação transnacional
- No quadro da ACVER - Associação internacional para a Cooperação e Desenvolvimento de Comunidades Rurais, constituída por GAL reconhecidos, entre 2002 e 2008 foram montadas nas ilhas de Santiago, Santo Antão; São Vicente; Fogo e Brava, no arquipélago de Cabo Verde, ações de acompanhamento e de formação no âmbito dos PLLP (Planos Locais de luta contra a pobreza), integrados no Programa Nacional de Luta contra a Pobreza, financiado pelo FIDA. A RG-ADI prestou apoio técnico aos PLLP das ilhas do Fogo e Brava.
- The Oil trails in Europe projecto transnacional realizado no âmbito da IC LEADER+ permitiu o intercâmbio de experiências entre empresários e cooperativas do sector do azeite da região da Meg e da Toscânia/Itália.
- Projeto Cynara (no âmbito da IC Leader+) que mobilizou além da RG, a ADREPES e o GAL CEDER La Serena (Espanha), onde se desenvolveram atividades visitas técnicas de empresários e participação em feiras temáticas para promoção do Queijo Serpa. Os principais produtos do projeto consistiram num livro técnico sobre o queijo Serpa (1ª e única publicação existente no país), num receituário com a utilização do queijo e numa publicação científica destinada aos produtores.
- No quadro do Programa Interreg III-A Portugal-Espanha, em concreto no âmbito da iniciativa “Red Transfronteriza de Viveros de Empresas” levada a efeito pela Diputacion Provincial de Huelva, a RG-ADI enquanto entidade parceira, viria a criar o Centro de Apoio a Microempresas no Concelho de Moura.
- Projeto Improve (IC Leader +) que mobilizou a União Nacional de Educação em Meio Rural da Finlândia e o GAL PIRITYEST foram realizadas 4 visitas técnicas envolvendo 10 empresários/produtores portugueses e 12 finlandeses de diversas áreas (agroalimentar, turismo rural, produção pecuária, artesanato, carpintaria e confeção). Como principal produto realizou-se uma gama de cabazes gourmet acessível em www.rotaguadiana.org.
- No âmbito do projeto anterior foi também realizado o Improve Jovem, consistindo num intercâmbio de jovens ativos ao nível do movimento associativo local ou filhos de produtores locais. Participaram de 7 jovens portugueses e cerca de 15 jovens finlandeses.
- No quadro do PRODER, Subprograma 3, Cooperação Leader para o Desenvolvimento a RG- ADI participou no projeto ESCALE - Trocas solidárias de coletivos locais de acompanhamento na europa, dinamizado pela ESDIME, numa parceria também integrada por outras entidades que apoiam a montagem de atividades/negócios em áreas rurais: AFIP e CELAVAR (frança) e Genista Research Foundation (malta).
- Ainda no PRODER, foi também desenvolvido o projeto Olival Tradicional dedicado à valorização do olival tradicional que possuiu a assessoria cientifica do INIAV e envolveu os GDR espanhois de Poniente Granadino, Alpujarra de Granada e Valle de Lecrin, Temple e Costa). Os principais produtos desta operação foram a)Realização de dois workshops para empresários e entidades do setor para avaliação de atividades e resultados (pt & es); b) Realização de duas jornadas ibéricas sobre a temática e sobre a PAC, com visitas técnicas aos olivais envolvidos no projeto, também para olivicultores e entidades e em Portugal e Espanha; c)Realização de ações de formação/sensibilização para olivicultores.
- Na sequência do anterior e no âmbito do Programa da Rede Rural Nacional foi desenvolvido o projeto Produção e divulgação de conteúdos técnicos para o olival tradicional, em colaboração com o INIAV, a Raia Histórica e a Adraces cujas ações foram: a) Elaboração de 13 fascículos sobre operações no olival tradicional; b) A realização de três vídeos temáticos e c) Dois dias de campo, em Castelo Branco e Vila Verde de Ficalho.
- No Contexto do Programa GRUNDTVIG LEARNING PARTNERSHIPS foi realizado o projeto Competence of responsibility through entrepreneurial development que visou a troca de experiências em matéria de responsabilidade social das empresas familiares em meio rural. A iniciativa foi liderada pela Skudutiskis academy (lituania) e contou como entidades parceiras a RG-ADI e a Associação Familles Rurales des Pays de la Loire (frança).
3. Como principais competências necessárias ao desenvolvimento da cooperação e que são detidas pela entidade promotora destacam-se:
i) Edição de livros e materiais pedagógicos - edição de diversos materiais pedagógicos como cartazes, folhetos, livros, guias e manuais;
ii) Desenvolvimento de projetos de valorização das produções locais de qualidade com particular destaque para queijo, olival e azeite, presuntos enchidos e vinho (através do apoio financeiro à montagem de unidades produtivas, feiras temáticas, semanas gastronómicas, seminários temáticos, promoção em feiras, edição de materiais pedagógicos e livros, formação profissional, investigação, etc.);
iii) Gestão financeira de projetos candidatados e aprovados no âmbito de diversos fundos, entre os quais FSE, FEDER, FEOGA e FEADER;
iv) Montagem e desenvolvimento e projetos de cooperação nacional e transnacional com envolvimento de entidades de investigação;