Parcerias para a Coesão não Urbana
Ontem, 1 de Julho de 2025, decorreu na sede do NERE, em Évora, a cerimónia de assinatura do Acordo de Compromisso entre a Autoridade de Gestão do PO Regional 20/30 e os Lideres de Consórcio das estratégias das Parcerias para a Coesão não Urbanas.
A Rota do Guadiana, enquanto líder de consórcio, foi uma das entidades subscritoras mediante a aprovação do seu Plano de Desenvolvimento Local para a Bioregião da Margem esquerda do Guadiana (Biomeg).
No essencial, a candidatura agora aprovada no montante total 526 520,80€ visa a implementação, nos próximos três anos, do Plano de Ação da Biomeg que integra intervenções nos domínios da Capacitação de atores e redes, Estratégias de marketing e dinamização territorial, Qualificação do espaço publico, Refuncionalização de equipamentos coletivos e Governação, coordenação e dinamização do consórcio.
Deste consórcio fazem parte a Agrobio, as Câmaras Municipais de Barrancos, Mértola, Moura, Mourão e Serpa, o CCBio, o CEBAL, o INIAV.IP e o NERBE. Serão assim estas, as entidades que, em estreita articulação entre si, terão a seu cargo a implementação das diferentes 46 ações previstas.