Sistema Agrosilvopastoril do Montado da Serra de Serpa
O Sistema Agrosilvopastoril do Montado da Serra de Serpa foi oficialmente reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) como Sistema Importante do Património Agrícola Mundial (SIPAM).
Este reconhecimento decorre da candidatura promovida pela Rota do Guadiana em parceria com a Câmara Municipal de Serpa e o INIAV,IP contando também, com a importante colaboração do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).
O espaço geográfico reconhecido, situado no concelho de Serpa, possui uma área de 621,5Km2 e uma população residente de 7 346 habitantes sendo um exemplo da agricultura tradicional mediterrânica de sequeiro cuja resiliência e sustentabilidade é comprovável.
Este reconhecimento constitui um tributo ao árduo trabalho de todos aqueles e aquelas que, ao longo de várias gerações, souberam preservar e valorizar o território ultrapassando as difíceis condições edafo-climáticas e criando um Sistema agrícola que assegura a subsistência e a produção de alimentos de qualidade.
O Sistema é também marcado por uma elevada biodiversidade e por um conjunto vasto de elementos patrimoniais culturais.
Veja o filme: