Projecto "Olival Tradicional"

A cooperação será centrada na valorização do olival tradicional do Sul (olivais com variedades tradicionais, com densidades inferiores a 200 árvores por hectare e localizados em territórios marginais da região fronteiriça a jusante da barragem do Alqueva).

Será feita uma abordagem integrada de desenvolvimento rural (os recursos genéticos, a olivicultura, a transformação, a comercialização e a gestão do conhecimento), assente nos três pilares do desenvolvimento sustentável. Assim, a cooperação procurará acrescentar valor à actividade económica, mantendo ou incrementando os benefícios ambientais e sociais deste sistema tradicional de produção agrícola (recursos genéticos vegetais autóctones, manutenção da paisagem, gestão activa reduzindo o risco de incêndios, preservação da herança rural, obtenção de rendimentos para pequenos agricultores das zonas mais desfavorecidas do interior).

No projecto participam como entidades parceiras três Grupos de Dessarrollo Local da Andaluzia e como entidade de apoio o Instituto Nacional de Recursos Biológicos, I.P. (Portugal).

Última actualização
Sábado, 23 de Outubro de 2010
A informação desta página foi-lhe útil?
Sim Não