PDR 2020      Leader      Alentejo 2020      Portugal 2020      Fundo Social Europeu      Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional      Fundo Europeu Agrícola Desenvolvimento Rural

Histórico da Cooperação

O histórico da cooperação levada a efeito pela Rota do Guadiana – ADI por domínio de intervenção é sumariamente o seguinte:

Produtos locais de qualidade

• Através do projecto  Cynara do (no âmbito da IC Leader +), que mobilizou além da RG, a ADREPES (Península de Setúbal) e o GAL CEDER La Serena (Espanha), desenvolveram-se como principais actividades visitas técnicas para empresários, concepção de um stand conjunto e participação em feiras temáticas. Constituíram-se como principais produtos do projecto: um livro técnico sobre o Queijo Serpa, um receituário com a utilização do queijo e uma publicação cientifica destinada aos produtores. 

• Através do projecto Improve (no âmbito da IC Leader +), que mobilizou a União Nacional para a Educação em Meio Rural da Finlândia e o Gal Pirityest foram realizadas quatro visitas técnicas (duas a Portugal e duas à Finlândia) envolvendo 10 empresários portugueses e 12 finlandeses de diversas áreas (agroalimentar, turismo rural, produção pecuária, artesanato, carpintaria e confecção).

Em Agosto e Dezembro de 2006 – realizou-se o Projecto Improve Jovem, consistindo num intercâmbio de jovens activos ao nível do movimento associativo local ou filhos de produtores locais. Participaram de 7 jovens portugueses e cerca de 15 jovens finlandeses. Realização de actividades de conhecimento do património natural e das empresas locais; reflexão acerca do estilo de vida dos jovens em cada país e das perspectivas existentes em termos de futuro formativo e profissional.

Como principal produto realizou-se no TI uma gama de cabazes gourmet acessível em www.rotaguadiana.org.

The Oil trails in Europe projecto transnacional realizado no âmbito da IC LEADER+ permitio o intercambio de experiências entre empresários e cooperativas do sector do azeite da região da Meg e da Toscânia/Itália.

Turismo

Paralelo 40, iniciado no âmbito da IC LEADER II e continuado na IC LEADER+, numa primeira fase envolveu 4 parceiros Italianos, 6 portugueses e 23 espanhóis, numa segunda fase envolveu apenas os parceiros portugueses e espanhóis. O projecto visou promover os territórios rurais localizados no Paralelo 40. Entre as actividades destaca-se a participação conjunta em feiras internacionais de grande projecção, nomeadamente BTL(Lisboa), FITUR (Madrid). O projecto teve como produtos – Concepção de Stand promocional utilizado nos certames; concepção e edição de material promocional conjunto dos territórios envolvidos; concepção de portal promocional conjunto www.paralelo40.org .

Roteiros Ornitológicos do Alentejo, desenvolvido no âmbito da IC LEADER II , envolveu 4 GAL`s do Alentejo (Rota do Guadiana, Esdime, Monte e Terra Dentro) e teve por produto a edição de um guia/Roteiro sobre observação ornitológica.

Cartografia conjunta Margem Esquerda do Guadiana/Sierra de Aracena e Pycos de Aroche, no âmbito da IC LEADER II. O projecto teve por objectivo a edição de material promocional dos territórios abrangidos, sob a forma de mapa cartográfico com indicação dos diferentes locais de interesse para visitar e da oferta de alojamento e restauração disponível.

Bolsa de Turismo de Lisboa – Participação conjunta dos GAL do Alentejo em parceria com a Assoc. das Regiões de Turismo do Alentejo (ARTA) com montagem de stand na BTL , tendo em vista a promoção turística do Alentejo.

• Portugal da Terra ao Mar – realizado no âmbito da IC Leader+, envolveu vários parceiros GAL Nacionais. O projecto visou a promoção conjunta dos territórios rurais portuguesas na I Feira de Turismo Rural de Sevilha. Para além de stand conjunto, foram realizadas mostras e sessões de prova de produtos locais e acção de animação.

Turismo Ornitológico em espaços Naturais – realizado no âmbito da IC Leader+ envolveu 5 GAL do Sul de Portugal, e teve como produto a edição de um Guia com percursos de observação da avifauna e oferta turística associada.

• No âmbito do Interrreg III – A, em parceria com a Diputacion Provincial de Huelva foi realizado o projecto IBERTUR que possibilitou a realização dos estudos e projectos técnicos necessários à reabilitação do antigo posto fronteiriço de S. Marcos bem como a construção de um observatório astronómico no mesmo local.

Empreendedorismo

• Através do projecto Naturadapt ( no âmbito da IC Emprego e Adapt) foram realizadas oito actividades com os parceiros Diputación Provincial de Huelva (Espanha), VIZO e VKMO (Bélgica); CIRP – Universidade de Ste Denis – Paris 12 (França); Gruppo de Iniziativa Económica ADAPT (Itália) nomeadamente: Definição de metodologia para estudo sobre necessidades de formação e consultora às PME`s dos territórios abrangidos pelo projecto; Colóquio Transnacional subordinado ao tema “O Futuro das PME´s nas Zonas Rurais” realizado em Serpa, tendo sido mobilizados 75 empresários da MEG e 40 da Andaluzia; Exposição de produtos Locais da MEG no Arco Atlântico - Ouzilly –Vignolles (França); Exposição transnacional de produtos Locais realizada em Serpa com a participação de 23 produtores da ZI; Visita técnica de 18 olivicultores da MEG a explorações e a unidades de transformação oleica da Região da Toscânia (Itália), Visita técnica de 19 empresários a empresas e centro de formação de produtos agro-alimentares da Córsega (França); visita técnica de 6 empresários de turismo em espaço rural à Serra Magina – Málaga (Espanha). O produto do projecto foi o estudo sobre necessidades de formação e consultoria das PME`s.

• Através do Projecto Seara ( no âmbito da IC NOW), estabeleceu-se parceria com a Associaton Nationale pour la Formation Profissionnelle dês Adultes - AFPA-Córsega, com a qual se desenvolveram intercâmbios e visitas técnicas de empresárias de ambos os territórios. Os produtos do projecto foram as mais valias pessoais e profissionais resultantes das visitas e os documentos de síntese produzidos que contêm orientações para a realização de actividades similares.

• No âmbito do Interrreg III – Em parceria coma Diputacion Provincial de Huelva foi realizado o projecto INCUBE que visou o estabelecimento de uma rede transfronteiriça de viveiros de empresas. Neste quadro a Rota do Guadiana viria a criar o Centro de Acolhimento às Microempresas de Moura.

Cooperação para o desenvolvimento

• No âmbito da IC Leader + foi criada a ONGD ACVER, na qual participam 8 GAL LEADER + tendo como principal objectivo disseminar a metodologia LEADER no quadro do Programa Nacional de Luta contra a Pobreza em Meio Rural co-financiado pelo Governo de Cabo Verde e pelo FIDA.

O projecto visou dar apoio técnico à constituição de Associações Comunitárias, às Comissões Regionais de Parceiros e à elaboração dos Planos Locais de Luta contra a Pobreza.

Em paralelo, foram realizadas acções de formação específicas, através do envio de formadores portugueses para colmatar necessidades de formação identificadas pelo parceiro caboverdiano. Foram também realizadas estágios profissionais de beneficiários do projecto em Portugal.

Educação e formação de adultos

• No âmbito do projecto Ombro-a-Ombro – 1ª fase (IC Emprego – Eixo Integra) em cooperação com os parceiros de França BOUTIQUE DE GESTION ARTE - FRANÇA e CLARE FAMILY LEARNING – IRLANDA, desenvolveram-se diversas actividades de intercâmbio de técnicos do projecto, com o objectivo de partilhar experiências, metodologias e instrumentos de trabalho. Os principais produtos da parceria transnacional foram a adaptação para o nosso território das experiências francesa e irlandesa. A adaptação da experiência francesa resultou na implementação do projecto “Empresas Solidárias” que viria a ganhar o Prémio Nacional de Educação de Adultos (2001); a adaptação da experiência irlandesa resultou na implementação dos Programas de Educação Familiar em várias aldeias da MEG.

• No âmbito do projecto Ombro-a-Ombro – 2ª fase (IC Emprego – Eixo Integra) estabeleceu-se parceria com três entidades: Conseil Génèrale Loir Atlantique, Familles Rurales e Instituto de Desenvolvimento Comunitário de Galicia (IDC). A cooperação desenvolvida visou essencialmente a troca de experiências de apoio a grupos desfavorecidos nas diferentes regiões, a reflexão sobre metodologias de intervenção e a participação em seminários organizados por cada um dos parceiros. O produto final da cooperação foi a produção e edição do livro “Guia Metodológico Atlantic”.

• A PD Margens de Desenvolvimento assinou acordos e desenvolveu actividades transnacionais com duas PD’s situadas em França e Itália.

Projecto TRANSAFRAN (cÓDIGO 2002); Entidades responsáveis: Fédération Nationale CIVAM (Centre d’Initiatives pour Valoriser l’Agriculture et le Milieu rural), França (Paris)www.civam.org; Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, Coimbra,site: www.ctcv.pt;

Actividades: Animação e difusão da rede Intercâmbios de formadores Intercâmbios de formandos Avaliação

Projecto EMPLOYMENT IN RURAL AREAS (CÓDIGO 1296)

Entidades responsáveis: Consorzio Gruppo Azioni Locali Monte Poro S.C.R.L., Itália (ViboValentia) site: www.cogalmonteporo.net

Actividades: Animação e difusão da rede Worshop’s entre agentes económicos e sociais sobre oportunidades de criação de emprego nos sectores do turismo e produtos locais Seminários entre agentes de desenvolvimento dos projectos sobre metodologias de orientação, formação e emprego Intercâmbios de formandos Avaliação

• No âmbito do Programa Leonardo da Vinci – Parcerias Multilaterais de Aprendizagem, durante os próximos dois anos (2010-11) estaremos a desenvolver actividades em parceria com a Lituânia e França, com o tema da Tutória. O projecto prevê a realização de 12 mobilidades, a organização de três seminários e a produção de um documento síntese da função Tutoria na Europa.

Juventude

• No âmbito do Programa Juventude para a Europa – Acção 1 – Intercâmbio de Jovens foram realizadas as seguintes actividades:

  • Em 1999-2000: Projecto ALENTEJOVEM - Realização de um intercâmbio que envolveu 30 jovens (15 jovens portugueses e 15 jovens franceses) em parceria com a Associação Familles Rurales – Fédération Départemental de la Sarthe e as associações locais Familles Rurales de Chauffour Notre-Dame e Degrés (localidades próximas da cidade de Le Mans). O tema foi “Respeito pelo ambiente Natural”. As actividades concentram-se sobre a descoberta do património natural de ambas as regiões (Sarthe e Alentejo) e culminaram com a realização de dois espectáculos teatrais públicos (um em França e outro em Portugal).

  • Em 2002-2003, Projecto ENCONTROS - Realização de um segundo intercâmbio Portugal-França (30 jovens) em parceria com a associação Familles Rurales de Savigné l’Évêque, subordinado ao tema “os tempos Livres dos jovens“. Durante o tempo em que os jovens estiveram juntos, prepararam e participaram em actividades de tipo recreativo e tradicional, actividades ambientais e actividades culturais. No final de cada fase do intercâmbio (em Portugal e em França) foi realizado um espectáculo teatral para o público.

  • Em 2005-2006: Projecto CULTURAL(IDADES) - Realização de um terceiro intercâmbio (cerca de 30 jovens) em parceria com a Associação Familles Rurales da Região francesa de Champagne.

Outras Iniciativas de Cooperação

Ovibeja – Participação conjunta dos GAL do Alentejo no âmbito da IC Leader II e LEADER+, desde 1999 até 2008 no certame.

Através de um stand conjunto foram realizadas actividades de promoção dos territórios envolvidos, divulgação das actividades de cada GAL; mostra de produtos locais; actividades de divulgação e animação de iniciativas culturais.

Feira Cuba LEADER 99 – Organização de grande mostra de projectos e actividades das ADL`s aderentes

• Em parceria com a Esdime, a Assoc. Terras Dentro e a Assoc. Alentejo XXI e com recurso à IC Leader +, foi organizada em Serpa a Manifesta 2003 , principal evento nacional do desenvolvimento local;

Horizonte 2006 tratou-se de um Programa de acção que permitiu a sistematização de um conjunto diversificado de domínios e projectos de desenvolvimento como fase prévia do Programa Interreg, tendo envolvido os cinco municípios da MEG e seis municípios raianos de Espanha.

Rural Beja 2002 – Participação conjunta dos GAL LEADER + do Alentejo no certame através de stand promocional de divulgação das suas actividades de desenvolvimento local

Mostra de Produtos e Serviços na Santiago – realizada no âmbito da IC LEADER+ e envolvendo os GAL do Alentejo. A acção visou promover os produtos e serviços dos territórios abrangidos pelos GAL

Portugal da Terra ao Mar, projecto realizado no âmbito da IC LEADER + que envolveu todos os GAL Nacionais e que consistiu na realização de uma grande mostra de produtos e serviços locais apoiados pelo programa. A mostra teve lugar em Lisboa nas antigas instalações da FIL

Alentejo – 15 anos de LEADER – Projecto realizado no âmbito da IC LEADER + e que contou com a participação dos GAL do Alentejo. O projecto consistiu na realização de uma exposição e colóquio sobre o impacto do Programa no Alentejo.

• O Cante às Vozes, realizado com o apoio da IC Leader +, consistiu num projecto que, liderado pela Região de Turismo da Planície Dourada, envolveu 5 GAL do Alentejo e teve como produto um documentário sobre o Cante Alentejano.

Última actualização
Quarta, 15 de Setembro de 2021
A informação desta página foi-lhe útil?
Sim Não