Diferentes entre Iguais - Plano para a Igualdade

Diagnóstico de necessidades

O envolvimento e participação dos trabalhadores/as dos vários departamentos da RG-ADI no aprofundamento do diagnóstico organizacional iniciado com o apoio dos CES, via projeto Igualdade é Desenvolvimento promovido pela ANIMAR, surge como o ponto de partida para a implementação do Plano para a Igualdade da Rota do Guadiana. A formação dos trabalhadores como forma de sensibilização e tomada de consciência da realidade de alguns fatores de desigualdade e dos progressos que podem ser alcançados com medidas adequadas surge igualmente como uma necessidade. Em paralelo é necessário tornar acessível a todos os trabalhadores/as a legislação e regulamentação em vigor sobre as matérias que respeitam a este domínio, seja via newsletter, site da RG-ADI, etc. A RG-ADI, enquanto associação de desenvolvimento local tem incorporado um conjunto de práticas de igualdade de género e de igualdade de oportunidades que não se encontram suficientemente formalizadas e que não são conhecidas de todos, donde a necessidade de sistematizar em regulamento interno os documentos dispersos, procurando incorporar a dimensão de género. Nesta linha de atuação surge a necessidade de revisão a toda a documentação que é produzida pela associação e adoção de medidas de linguagem inclusiva e não discriminatória a aplicar nos documentos internos e externos. Considera-se igualmente necessária a transversalidade das medidas de política na igualdade de género em todas as esferas de atuação da entidade, quer ao nível interno quer ao nível externo, nomeadamente a aplicação de normas inclusivas no recrutamento e seleção de formandos e formadores.

 

 Objetivos Específicos

a)      Integrar a dimensão de género na cultura organizacional - missão e valores da organização a integrar na carta da qualidade; 

b)      Promover na política de recursos humanos o enfoque da igualdade de género – processos de recrutamento e seleção, política salarial, conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, plano de formação interno, entre outros.

c)      Promover o diálogo social e participação de trabalhadores/as na definição e implementação de medidas que promovam a igualdade entre mulheres e homens; 

d)      Garantir a integração da dimensão de género nos objetivos, execução, avaliação e impacto das iniciativas e projetos desenvolvidos pela Rota do Guadiana; 

e)      Melhorar a informação, comunicação e imagem da organização, empregando uma linguagem inclusiva ou neutra com recurso a imagens que respeitem de igual modo mulheres e homens.

 

Atividades

 1. Aprofundamento do diagnóstico organizacional

Assessoria externa para a auscultação de todos os trabalhadores acerca das práticas, aspetos da linguagem/imagem meios de comunicação interna/externa, análise estatística e documental relativa ao recrutamento, desenvolvimento, formação, horas extraordinárias, modelo de tomada de decisão e avaliação desempenho. Será editado um relatório síntese com recomendações para o Plano para a Igualdade.

 2. Formação – referencial 12+6 horas

 Realização de duas ações de formação dirigida aos/às trabalhadores/as e colaboradores/as da Rota do Guadiana, num total de 18 horas cada, de acordo com o referencial de Formação em Igualdade de Género. Com estas ações pretende-se sensibilizar e capacitar os/as técnicos/as e colaboradores/as da entidade para a elaboração e implementação do Plano para a Igualdade.

 3. Plano para a Igualdade

Conceção, discussão interna e implementação do Plano para a Igualdade, através da realização de workshop’s de capacitação para a mudança organizacional, definição de cronograma das mudanças a implementar. Do Plano constarão duas medidas essenciais: edição da Carta de Qualidade e redação do regulamento interno com inclusão de todas as normas e procedimentos relativos à igualdade de género.

 4. Disseminação de resultados

Informação sobre as atividades do projeto na página web da RG-ADI; Seminário 1-Disseminação de resultados com os parceiros económicos e sociais da região;

 

Equipa

Filomena Machado

Odete Borralho

Pedro Lynce

Paula Janeiro

Ana Malagueta

Pedro Madeira

 

Contatos

Rota do Guadiana –ADI

Centro @prender+

Rua Dr. Luis de Almeida e Albuquerque

7830 – 457 Serpa

Tel: 284 540 500

E-mail: cno@rotaguadiana.org

Última actualização
Quinta, 20 de Junho de 2013
A informação desta página foi-lhe útil?
Sim Não